segunda-feira, 29 de junho de 2015

Retenção vs Incontinência urinária

Bem, como muitos devem saber, uma das coisas comuns que acontecem quando temos esclerose múltipla é a incontinência urinária (na melhor das hipóteses, não estou nem falando da fecal. Isso ficou pro outro texto, sobre um dia que foi, bem… inesquecível?)… Das urinárias eu já tive incontáveis vezes. Até ontem, me lembro de a última ter sido há algum tempo, provavelmente há bem mais que 1 mês, mas não era algo tão incomum até então.

No último domingo (anteontem), saí de casa já com uma leve vontade de urinar e fui passear de ônibus, já que não pago e o estacionamento/ primeiro ponto inicial da maioria deles ficam perto da minha casa. Conclusão: peguei o ônibus em sua saída às 16:40 e cheguei de volta às 19:15. Alguém consegue ter alguma ideia de como eu estava prestes a estourar? E haja eu me apertar as pernas, tentar pensar em coisas tipo deserto ou qualquer outra coisa que me fizesse não pensar em água. Mas é impressionante como tais pensamentos se tornam impossíveis, dando semprelugar a cachoeiras e banhos quentes… mas mesmo assim, fui tentando aguentar o máximo que pudesse conseguir. Teve uma hora já perto da parada onde eu ia descer que um homem que estava em pé de frente pra mim, falando com outro homem no banco de trás fez um comentário totalmente desnecessário: “homem que é homem não fica com pernas cruzadas. Eu não ficaria”.
- Ah, é, seu filho da puta? experimenta ter esclerose múltipla (uma doença que pode até causar descontrole dos esfíncteres) e estar apertadíssimo… será que aguentarias?

Bem, não o xinguei por mais que vontade não tenha faltado, só falei polidamente: “mas, moço, estou MUITO apertado, só consigo segurar me apertando assim mesmo, sem contar que tenho esclerose (múltipla, ainda por cima).” e ele se convenceu e acho que até pediu desculpas pelo descaso inicial depois de até perguntar “mas tu não é gay não?” no que respondi que não, mas se fosse, não haveria problema nisso e ele até concordou, mesmo que não me convencesse dessa falta de preconceito.

Bem, cheguei em casa GRITANDO pra saírem da frente, desesperado, depois dessas quase 3 horas apertado e o banheiro ainda estava ocupado. De todo o tempo de imenso desespero ao estar com vontade de urinar, o pior mesmo sempre é aquele em que se está muito próximo do alvo. Nesse ponto já tive algumas das minhas incontinências, mesmo quando de poucos jatos.

Mas o fato mesmo é que quando se tem Esclerose Múltipla, as incontinências urinárias são uma triste e vergonhosa realidade. Pelo menos comigo o foram diversas vezes, tanto que até inventei modos para driblá-las. O primeiro foi, DICA 1: “ao sentir o mínimo de vontade de urinar, devo correr direto para algum banheiro, assim evito a incontinência”. 

Mas essa ideia genial demonstrou um problema novo: ao perceber qualquer resquício de xixi na minha bexiga, eu sempre corria logo pro primeiro banheiro que avistasse, só que quando eu chegava “diante do trono" para fazer, cadê o xixi? Não saía nem uma gotinha e lá ia eu passando horas em frente ao vaso (ou mictório) e nada de sair qualquer coisa. Mas eu SABIA que tinha alguma coisa ali pra sair e que tão logo eu saísse do banheiro, aquilo se materializaria, mesmo que fosse na minha roupa. Ah! DICA 2: não esqueçam de sempre andar com roupas extras, principalmente as roupas de baixo - isso aprendi na minha última incontinência fecal, eu acho.

Não me perguntem o motivo para eu nunca ter usado fralda. Na verdade não vejo nem nunca vi problema nenhum nisso, teoricamente. Eu só sempre quis me esforçar para “quebrar os próprios limites do meu novo corpo ‘pós-EM'" e graças a esses testes e auto-aprendizados, tive inúmeras incontinências e retenções como as supracitadas. Felizmente, nunca entrei em depressão por causa disso, só ficava preocupado com o leve odor (ou fedor, dependendo do tipo da incontinência). Ah! Entre tantas tentativas, também cheguei até a resolver parar de tomar água. Não tentem isso em casa, por favor, faz mal. Não lembro mais o motivo mas "só sei que foi assim”, como diria o Chicó, do Auto da Compadecida, meu atual "filme de ninar" :X

comentário(s) pelo facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário