segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Urinoterapia? thanks, but no, thanks

Desde a descoberta de minha esclerose múltipla, minha mãe tem querido que eu fosse fazer um tratamento numa "clínica natural" em que ela já se tratou de uma doença que, segundo os médicos, na época, seria incurável sem cirurgia e ela se curou sem tê-la feito. Ela teve um pólipo na corda vocal e se tratou com compressas de barro sobre o local, dieta vegana e mais alguma coisa (provavelmente envolvendo orações).
Assim, fazer a terapia com o barro, comer a comida vegena e fazer as orações tudo bem - a situação é aceitável -, agora fazer a pipiterapia (ou urinoterapia) é uma coisa muito tensa, posso colocar aqui alguns motivos:

Vai um golinho aí?
1. Acho a urinoterapia algo nojento.

2. Faço um tratamento com a Vitamina D, no qual tomo colecalciferol em altas dosagens, e o excesso é excretado na urina (tanto é, que é essencial tomar 3 litros de água por dia pra evitar calcificação renal).


3. Nos rins, existem cerca de 1 a 4 milhões de néfrons, eles são os responsáveis por filtrar o sangue. Os néfrons filtram cerca de 1000 litros de sangue por dia. Note que se temos, em média, 5 litros de sangue e até 4 milhões de néfrons, isso significa que o sangue é filtrado muitas vezes, e dessa forma o corpo pode absorver nutrientes ou despreza-los, o que é absorvido ou desprezado depende da necessidade do nosso corpo. Na urina, é excretado tudo o que o corpo não precisa e se meu corpo diz que não quer mais porque não precisa, por que reingerir algo que o corpo está botando pra fora? Isso é anti-fisiológico.

4. Acho a urinoterapia algo nojento.

5. Meu corpo minhas regras. A regra é: meu xixi tem coisas desnecessárias pra mim porque tudo que tem nele eu já tenho o suficiente.

6. E se isso acabar me causando outra doença como grastrite ou até mesmo úlceras por causa do pH da urina?

7. Esse tratamento não é reconhecido pela Anvisa, e o órgão ainda não liberou porque provavelmente urina não deve ser lá a melhor coisa pra saúde, como dizem.

8. Acho a urinoterapia algo nojento.

9. Os argumentos que dão para fazer isso são muito superficiais e genéricos, sempre com "experimenta pra ver como vai dar certo e calar a boca dessas pessoas contra essa terapia milagrosa". Só de pensar nisso, já sinto sono.

10. Já falei que acho a urinoterapia nojenta?

A urinoterapia é baseada em uma cultura milenar oriental. Essa terapia só chegou ao Brasil através do livro "Cura-te a ti mesmo", nessa "terapia" as pessoas reingerem sua própria urina - na qual eles acreditam estar substâncias boas para o organismo, e por isso temos de ingeri-las novamente-, para que nada se perca e o corpo não seja prejudicado pela falta de substâncias. Eles acreditam também que a urina serve como uma vacina, ou seja, estimula o corpo a criar anticorpos para antígenos que possam vir a fazer algum mal.

É um absurdo pensar que o fruto da evolução de milhares de anos ou até mesmo fruto da criação de Deus seja algo tão mal feito a ponto de desprezar/excretar algo útil e benéfico pra ele.  

Seja você simpatizante da urinoterapia ou não, em uma coisa temos de concordar: o nosso sangue contém muitas substâncias de que não necessitamos e algumas podem mesmo ser perigosas - água em excesso, sais minerais, células mortas ou alteradas e resíduos das atividades celulares. Por isso precisam ser eliminadas. O que fica é: até onde vai a coragem humana? 

comentário(s) pelo facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário