quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Dia da consciência negra

Seguinte: quando eu era criança, tinha preconceito com pessoas negras, até que um dia eu me olhei no espelho e me dei conta: "eita, também sou preto! Por que eu acho que aquela menina é feia só por ter pele escura?". Bem, a resposta pra isso é: havia um garoto na minha turma de quinta ou sexta série que sempre fazia piadas e todo mundo gostava muito dele (toda turma de escola tem alguém assim)... 

Certo dia, numa aula de inglês, o professor estava ensinando o uso de "isn't it?" em perguntas, do tipo "né?". Ele deu o exemplo: "se eu for falar 'Cleia [uma menina da turma que esqueci o nome e tô usando só por eu lembrar mais da situação que do nome dela] é bonita, NÉ'?". Imediatamente o engraçadinho lá respondeu "né não" e a sala inteira riu muito. Naquele momento eu meio que "me dei conta" de que ser uma menina preta era sinônimo de menina feia, e este meu preconceito permaneceu por muitos anos, até que conheci uma outra menina de pele escura (a Ana) no mIRC e um dia a conheci pessoalmente e depois de tê-la conhecido fiz uma das coisas que mais me envergonho de falar a respeito até hoje: depois do encontro, numa ligação ela me perguntou "e aí? me achou muito feia?"  e eu cometi a heresia de falar "só um pouco", meramente por causa do preconceito que tinha pela cor de pele dela afinal eu imaginava que uma mulher só poderia ser bonita se fosse branca. 


Não me lembro exatamente de tudo que houve desde então, mas acho que ela deve ter ficado (com razão) magoada com meu comentário. Não tenho culpa, não nasci pronto. Esta foi uma lição que aprendi e guardarei para o resto de minha vida. Não posso ter nenhum tipo de preconceito com as pessoas meramente por causa de aparências, tanto que minha namorada atual é negra e a considero linda, mais até que minha namorada anterior, que era branca (e não, não estou dizendo isso por ela estar ao meu lado enquanto escrevo).

Ah sim, ia esquecendo: um dia conheci um rapaz (branco) que depois de saber que eu era preto, disse que não podia ser meu amigo, afinal uma pessoa preta nunca seria capaz de ser inteligente. Espero muito que ninguém aqui concorde com ele.

Nesse dia da consciência negra, ou em qualquer outro dia -porque o importante mesmo é a conscientização e não a data (a data serve muito mais pra que as pessoas pensem a respeito dela) -, peço a você que está lendo este texto que se conscientize, seja você branco ou negro. É muito fácil dizer pra uma pessoa branca se conscientizar, mas as vezes a pessoa mesmo negra acho que ser negro é algo horrível, digno de pena. Pra quem quer saber minha opinião sobre corpo perfeito e beleza, aí vai uma foto que representa o que pra mim é "o corpo perfeito": 


Feliz dia da consciência negra pra você, branco, preto, homem, mulher, héter@, homo, tanto faz: pra você capaz de ver como o mundo pode ser um lugar melhor sem preconceitos de quaisquer espécies.

comentário(s) pelo facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário