Páginas

sábado, 22 de novembro de 2014

22 de Novembro: Somos feitos de livros e música

Hoje, dia 22 de novembro, é dia internacional do livro e dia do músico.  Tudo tem a ver comigo. Vou explicar a respeito de todas essas facetas que podem até me representar, de um jeito ou de outro.

Dia do livro:
"Eita, eu nem sabia que existia essa palavra!"

Ler é um hábito poderoso que nos faz conhecer e até (re)criar mundos e ideias. E é por meio da leitura que desenvolvemos criatividade e adquirimos cultura, conhecimento e valores. Até mesmo em uma releitura somos capazes de nos surpreender com algum conhecimento novo que nos foi imperceptível, a princípio.

Na minha vida já li vários livros, extra-escolares, de assuntos diversos. Com essas leituras fui capaz de fortalecer conhecimentos que já tinha e adquirir novos que eu jamais imaginei que poderia ter. Entre os muitos livros que tenho, alguns foram realmente edificantes, como:

O Pequeno Príncipe (Antoine Saint-Exupéry) 
1984 (George Orwell)
Revolução dos Bichos (George Orwell) 
O Mundo de Sophia (Jostein Gaarder)
A Garota das Laranjas (Jostein Gaarder)
A Droga da Obediência (Pedro Bandeira)
Pimentas (Rubem Alves)

Quero agora fazer uma rápida indicação. Quem nunca leu O pequeno príncipe? leiam. Um dia minha mãe me falou que era um livro extraordinário, mas quando fui ler, não achei nada de mais. Muito mais tarde (vários anos depois), relendo, percebi quanta beleza há nele e pude, finalmente, compreender do que se tratava e o quanto há para aprender. E posso dizer com firmeza: Crianças, cuidado com os baobás. Reler livros não é perda de tempo. Pode até ser considerado um dos grandes prazeres que já tive. Não relemos um livro pra apostar a velocidade, mas pra descobrir coisas novas.

Porque a música traz a paz ou a paz traz a música...

Dia do Músico:
"Lava os olhos meus" - Chico Buarque

Não é extraordinário como meras frases (ou partes) de músicas nos tocam e fazem refletir? Às vezes pelas letras, outras pela melodia, é como se a música acabasse sendo nossa psicóloga, "que nos entende e faz com que reflitamos sobre todas as coisas", ainda que nem conheçamos ou entendamos suas letras (quando há alguma). Não tem jeito. Música é um estado sublime da arte. Até se for funk ou sabe-se lá o que mais. Tudo tem alguma beleza que pode ser sublime aos nossos olhos ouvidos.

Então, para você que nos dá o que as vezes é nossa única companhia, que trabalha de sol a sol... ré a ré, dó a dó, e ainda assim precisa ouvir muito mi mi mi, como se música não fosse trabalho.
Parabéns! Parabéns a vocês músicos ou musicistas que são SIM artistas, que tem o dom de tocar instrumentos, compor melodias, harmonias e de fazer canções que durante toda a nossa vida serão muito importantes. E os músicos mais importantes pra mim são:
Chico Buarque
NOFX
Offspring
Blink 182
Dead Fish
Los Hermanos
Mamonas Assassinas
Tim Minchin
Xuxa
Genival Lacerda
Oswaldo Montenegro

E além de nos trazer alegrias, em alguns lugares existe uma coisa muito linda. Um tratamento com música, sim, estou falando da MUSICOTERAPIA. A Musicoterapia é uma forma de terapia alternativa que utiliza a música no tratamento de pessoas com problemas tanto de ordem física quanto emocional, mental, neurológica...

As pesquisas em relação ao poder exercido pela música começaram na década de 60, quando o médico e escritor inglês Oliver Sachs, começou a pesquisar o efeito da música em pacientes com a doença de Parkinson. A terapia da música pode ser utilizada no tratamento de dores, reabilitação de acidentes vasculares cerebrais (AVC), lesões traumáticas, na melhora da coordenação motora tanto de crianças, como jovens e idosos com deficiências neurológicas, com pessoas cegas ou surdas, doentes de Parkinson, mulheres grávidas, deficientes físicos, entre outros. A presença da música no dia-a-dia auxilia no desenvolvimento físico, pessoal, social, intelectual e emotivo, melhorando a qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário